spot_img
20.3 C
São Paulo
spot_img
HomeTop Global NewsAIX: Os Bastidores da Nova Era das Assinaturas!

X: Os Bastidores da Nova Era das Assinaturas!

Desafios e Oportunidades na Transição de X para um Modelo de Receita Baseado em Assinaturas

O plano de Elon Musk para reduzir a dependência da X em relação à receita publicitária, aumentando as assinaturas pagas, ainda está enfrentando desafios. Segundo uma nova análise da firma de inteligência de aplicativos Appfigures, a X arrecadou aproximadamente $200 milhões em receita de compras no aplicativo desde o lançamento, em 2021, do serviço de assinatura anteriormente conhecido como Twitter Blue.

Análise da Receita de Assinaturas

É importante observar que essa cifra é baseada apenas nas compras realizadas via aplicativo móvel, o que implica que o total real é provavelmente maior, especialmente considerando que a X oferece descontos para compras na web. Além disso, as taxas de comissão das lojas de aplicativos devem ser levadas em conta.

A estimativa da Appfigures indica que, após o pagamento das comissões das lojas de aplicativos, a X terá arrecadado pelo menos $140 milhões. Contudo, esse valor pode ser ainda maior, pois Apple e Google reduziram as comissões de 30% para 15% a partir do segundo ano.

Contexto e Evolução da Assinatura

Embora o Twitter Blue tenha sido lançado em 2021, o serviço foi relançado em dezembro de 2022, permitindo que a empresa sob o comando de Musk expandisse suas receitas não publicitárias. Nos três primeiros meses após o relançamento, o serviço arrecadou apenas $11 milhões em assinaturas móveis.

Twitter blue check Twitter blue copy
Imagem: Twitter

Estimativa de Usuários Pagantes

Atualmente, a X oferece três níveis de assinatura: Básica, Premium e Premium Plus, com acesso variado a recursos avançados. Não há maneira definitiva de determinar quantos usuários estão pagando por assinaturas, mas as estimativas podem ser feitas com base nas receitas geradas.

Com a receita bruta de $14.7 milhões em setembro de 2024, isso seria aproximadamente 1.3 milhões de usuários pagantes, considerando que a maioria gerou-se através da X Premium, que custa $11 por mês.

Distribuição Estimada de Assinantes

  • X Premium: 940K usuários
  • Premium Plus: 134K usuários
  • Básico: 368K usuários

Essa divisão parece razoável, já que os principais três níveis de assinatura da X são Premium, Premium Plus e, por último, Básico. Isso sugere que cerca de 1.4 milhões de usuários pagantes foram adicionados em setembro.

Crescimento de Receitas e Tipos de Assinaturas

De acordo com as estimativas do Appfigures, a receita de compras no aplicativo cresceu 30% do segundo para o terceiro trimestre, indicando um cenário mais otimista para o X Premium.

Receitas da X
Imagem: Appfigures

A Influência dos Criadores

Além das assinaturas premium, existem outras opções de compra no aplicativo a serem consideradas, como as assinaturas de criadores populares. Por exemplo, Elon Musk tem uma base de seguidores significativa, onde cerca de 50,000 podem estar pagando uma assinatura, o que representaria uma receita adicional de $200,000 mensais.

Elon Musk e Assinaturas
Imagem: X screenshot

Novos Modelos de Monetização e Considerações Estratégicas

Recentemente, a empresa anunciou mudanças em seu modelo de remuneração para criadores, que agora será baseado no engajamento, e não mais em uma parte da receita publicitária. Essa mudança pode trazer novas oportunidades, mas também levanta preocupações sobre a qualidade do conteúdo, visando gerar mais respostas e cliques.

Embora as assinaturas ainda representem uma parcela pequena da receita total da X, reportada em $1.48 bilhões no primeiro semestre de 2024, a estratégia em curso está certamente buscando reverter a dependência das receitas publicitárias.

À medida que a X busca a recuperação de anunciantes e a ampliação de sua base de assinantes, as ações futuras serão cruciais para determinar seu sucesso no ambiente altamente competitivo das mídias sociais.

#ElonMusk, #XApp, #Assinaturas, #Receita, #Monetização, #MídiasSociais

Fonte:https://techcrunch.com/2024/10/15/elon-musks-x-still-struggles-to-grow-subscription-revenue/

latest articles

explore more