Table of Contents
Introdução ao avanço da biotecnologia na produção de borracha natural
A área de biologia sintética e fermentação de precisão tem se mostrado um verdadeiro epicentro de atividade empreendedora atualmente. No entanto, startups que utilizam engenharia genética para produzir borracha natural são raras, uma vez que a réplica do polímero em laboratório é desafiadora devido ao seu comprimento. Um exemplo notável é a baCta, uma empresa baseada em Paris.
Modelo inovador da baCta na produção de borracha natural
A baCta apresenta um conceito viável com o uso de bactérias geneticamente modificadas (E.coli) para a produção de borracha natural in vitro. Sua metodologia depende de uma matéria-prima renovável, atualmente o glicose, com a intenção de diversificar seu uso para acetato e carbono. A startup afirma que seu processo é neutro em carbono.
Recentemente, a baCta conseguiu arrecadar €3,3 milhões (aproximadamente $3,6 milhões) para enfrentar o seu próximo desafio: industrializar o processo de laboratório e aumentar a produção de miligramas de material bruto, atendendo à demanda de outras empresas que utilizam sua borracha para a fabricação de produtos.
A sustentabilidade da borracha natural
Enquanto cerca de metade da borracha mundial é sintética (derivada do petróleo), a outra metade é extraída da sava das árvores do gênero Hevea. Ambas as rotas apresentam desvantagens do ponto de vista da sustentabilidade. Apesar da borracha natural ser considerada mais ecológica, sua produção pode levar ao desmatamento caso a terra seja desmatada para o cultivo de plantações de Hevea.
- A pressão para a redução da emissão de carbono está aumentando entre fabricantes, especialmente na Europa.
- A troca para uma versão bioengenharia da borracha natural pode ser um incentivo claro, caso a matéria-prima seja mais ecológica e competitivamente precificada.
Visão do CEO da baCta
Mathieu Nohet, CEO e fundador da baCta, expressa confiança na capacidade da startup de escalar a produção de sua borracha biossintetizada. Ele destaca a abordagem inovadora da empresa, que envolve o uso de tecnologia de enzimas sintéticas que superam barreiras científicas e permitem a polimerização da borracha dentro das bactérias.
“Ter esse mecanismo de polimerização dentro da célula nos torna muito mais eficientes em termos de rendimento e, em última análise, em termos de custo por quilograma…”
Nohet também está explorando o uso de acetato como uma nova fonte de matéria-prima, além de tentar capturar carbono diretamente nas células para aumentar a produção e reduzir o impacto ambiental da borracha natural.
Estratégia de mercado e futuro da baCta
A estratégia de mercado inicial da baCta visa marcas de moda de luxo, que necessitam apenas de pequenas quantidades de matéria-prima. Após estabelecer sua presença, a empresa pretende expandir para aplicações industriais, como componentes de borracha para amortecimento em máquinas.
“O objetivo é escalar a produção… primeiro em fermentadores, depois para uma escala piloto…”
O plano é alcançar uma escala piloto em 18 meses e, em seguida, arrecadar mais fundos para alcançar uma escala pré-industrial.
Benefícios adicionais da borracha biossintetizada
Um diferencial importante da borracha natural produzida pela baCta é a remoção de proteínas específicas da savas, que podem causar alergias. Isso significa que a borracha biossintetizada poderá ser comercializada como hipoalergênica.
Expansão para novos horizontes
Em uma visão de longo prazo, a baCta tem planos de utilizar sua tecnologia não apenas para a produção de borracha, mas também para a produção de isoprenoides, compostos químicos derivados do monômero do polímero da borracha, com usos em indústrias farmacêuticas e industriais.
No entanto, a prioridade da empresa continua sendo a borracha natural. Conforme afirmado por Nohet:
“A borracha tem a vantagem de ser um produto amplamente utilizado…”
Essa abordagem permite que a baCta tenha um mercado inicial de alto valor antes de se expandir para um público mais amplo. Dessa forma, a empresa busca estabelecer uma base sólida para propagar sua missão de sustentabilidade e inovação no setor.
#Biotecnologia, #BorrachaNatural, #Sustentabilidade, #Inovação, #EngenhariaGenética, #StartupsVerdes
autor ref: Natasha Lomas
ref:https://techcrunch.com/2024/10/10/bacta-is-using-engineered-bacteria-to-grow-natural-rubber-and-slash-co2-emissions/