Table of Contents
Desempenho e Desafios da Ola Electric no Mercado de Veículos Elétricos
Recentemente, a fabricante indiana de veículos elétricos Ola Electric tem enfrentado sérios desafios relacionados à insatisfação de seus clientes, impacto este que tem refletido nas suas ações e participação de mercado. O valor das ações da empresa caiu até 9,1% numa segunda-feira, estabelecendo um preço de ₹89,14, o que resultou em uma capitalização de mercado abaixo de $4,75 bilhões pela primeira vez desde seu IPO em agosto.
Análise do Valor das Ações
Apesar de suas ações ainda estarem negociadas acima do preço de seu IPO em agosto, a Ola Electric testemunhou uma queda superior a 40%, com um preço mínimo de ₹89 (aproximadamente $1,06) em comparação ao seu pico de ₹157 (aproximadamente $1,87).
A queda nas ações está alinhada com um aumento nas reclamações dos clientes sobre a confiabilidade e desempenho dos scooters da empresa.
Volume de Reclamações de Clientes
Conforme reportado pelo jornal indiano Mint, a Ola Electric recebe mensalmente mais de 80.000 reclamações de clientes. A análise de especialistas do HSBC revela que:
- Os centros de serviço estavam sobrecarregados com os pedidos de assistência e lutavam para fornecer a qualidade de serviço esperada de um OEM automotivo na Índia.
- A empresa não investiu de maneira suficiente em capacidade de serviços para atender à demanda gerada pelas vendas nos últimos dois anos.
- Havia uma grave falta de mão de obra qualificada e equipamento de teste na maioria dos centros.
Problemas Identificados
Os analistas observaram que os problemas de produto foram mais frequentes do que a empresa previa, incluindo:
- Problemas com sensores e software no motor hub;
- Descarregamento da bateria durante períodos de não uso;
- Acúmulo de serviços regulares devido à falta de pessoal qualificado.
Perda de Participação de Mercado
A Ola Electric está rapidamente perdendo participação de mercado. A empresa detinha cerca de 49% do mercado no trimestre encerrado em junho, mas essa participação caiu para 27% até o final de setembro, conforme dados publicados pelo governo indiano.
Concorrência no Setor de Veículos Elétricos
Enquanto isso, gigantes automotivos indianos como Bajaj e TVS estão ampliando seu foco em veículos elétricos, cada um agora controlando mais de 20% do mercado de EVs.
Reações do Liderança da Empresa
O fundador e CEO da Ola Electric, Bhavish Aggarwal, provocou um comediante no último fim de semana que havia levantado preocupações sobre os problemas enfrentados pelos clientes da empresa, alegando que o comediante havia falhado em sua carreira e aceitado subornos para criticar a empresa.
#OlaElectric, #VeículosElétricos, #MercadoDeEVs, #QuedaDeAções, #ReclamaçõesDeClientes, #ConcorrênciaAutomotiva, #IndústriaDeVeículos
autor ref: Manish Singh
ref:https://techcrunch.com/2024/10/07/ola-electric-olaelec-market-share/