Table of Contents
Introdução à Biotecnologia e Descoberta de Medicamentos
A startup francesa de biotecnologia Generare recentemente completou uma rodada de investimento semente de €5 milhões (aproximadamente $5.5 milhões) para intensificar o desenvolvimento de uma abordagem altamente escalável na identificação de compostos promissores para a descoberta de medicamentos que já existem na natureza. O foco é na busca por moléculas produzidas por microorganismos que possam ser reaproveitadas como tratamentos para humanos.
Estas moléculas já foram, no passado, uma rica fonte de descobertas de medicamentos, como exemplificado pelo efeito antibiótico da penicilina, que foi acidentalmente descoberto após o crescimento do molde em uma placa de Petri em laboratórios.
Desafios da Descoberta de Novos Compostos
Segundo Dr. Vincent Libis, co-fundador e diretor científico da Generare, encontrar moléculas menos comuns que poderiam se tornar a base para novos antibióticos ou outros medicamentos exige uma nova abordagem capaz de filtrar grandes quantidades de material genético. Ele afirma:
“Estamos realmente interessados em descobrir moléculas químicas produzidas por bactérias. Elas estão codificadas em genes, que são, basicamente, receitas genéticas para moléculas. Portanto, o que estamos caçando são essas receitas genéticas.”
Processos Molecular e Bioinformática
O processo envolve molecular biology, com sequenciamento de DNA e manipulação do mesmo, além de bioinformática para triagem das receitas genéticas prioritárias. Essa abordagem permite não apenas a identificação, mas também a caracterização das moléculas que serão sintetizadas e testadas.
A Abordagem de Escala Planetária
Fundada em outubro de 2022, a Generare desenvolveu uma técnica que utiliza clonagem e biosíntese para fragmentar o material genético de microorganismos em milhões de pedaços, permitindo uma análise mais rápida e eficiente na identificação de novas moléculas de interesse. Em seu ano de operação, a empresa já identificou mais de 1.000 “receitas genéticas”, incluindo mais de 100 moléculas químicas “novas” com atividades antibióticas.
Exploração no Solo
A escolha inicial da Generare para a busca por moléculas naturais é o solo, devido à sua abundância de microorganismos e a complexa “guerra” de sobrevivência que ocorre entre as várias entidades microscópicas. Libis comenta sobre a diversidade química:
“No solo, você tem mil espécies de bactérias por grama em todo o planeta. Essa guerra é travada por meio de armas químicas — que são essas moléculas.”
Ao identificar a “química poderosa” que evoluiu naturalmente, a Generare busca aplicar essa química em benefícios humanos.
Industrializando uma Década de Pesquisa
Até agora, a empresa firmou uma parceria com a Aurobac Therapeutics, focada no desenvolvimento de novos antibióticos, para testar sua tecnologia. Os novos investimentos servirão para industrializar a abordagem de transferência gênica e otimizar a produção em uma linha de produção estilo fábrica, visando a eficiência máxima.
Enquanto a Generare se prepara para a exploração em escala planetária, seu modelo de negócios envolve co-desenvolvimento de medicamentos com empresas farmacêuticas, buscando um retorno sobre as “moléculas bioativas” que descobre.
Desafios e Oportunidades no Campo dos Antibióticos
A resistência a antibióticos representa um problema crescente, sinalizando a necessidade de repensar a descoberta de medicamentos. O alerta de Libis é claro sobre o modelo de negócios quebrado, que requer atenção governamental para garantir o retorno sobre os investimentos feitos em pesquisa e desenvolvimento. Ele menciona:
“Antibióticos são apenas um mercado quebrado… Economicamente, é muito difícil ter um modelo de negócios viável ao descobrir antibióticos, pois eles se tornam commodities uma vez disponíveis.”
Com um imenso reservatório de moléculas ainda por descobrir, a Generare parece confiante em sua abordagem e na capacidade de se manter relevante no competitivo campo da biotecnologia.
#Biotecnologia #DescobertaDeMedicamentos #Inovação #Saúde #Antibióticos #Investimento #Startups
autor ref: Natasha Lomas
ref:https://techcrunch.com/2024/10/07/french-biotech-generare-speeds-up-hunt-for-new-drugs-by-cloning-natural-molecules/