Table of Contents
Investimento em Segurança da Informação Global
O investimento global em segurança da informação está projetado para atingir $215 bilhões até o final de 2024. No entanto, uma nova pesquisa realizada com diretores de segurança da informação (CISOs) revelou que esses investimentos financeiros podem não ter trazido a paz de espírito esperada. De fato, 44% dos CISOs em todo o mundo relataram ter perdido uma violação de dados nos últimos 12 meses, mesmo utilizando ferramentas existentes.
Pontos Cegos em Segurança
O maior ponto cego identificado na pesquisa, que contou com 234 CISOs globais, foi a infraestrutura de nuvem híbrida e os dados em trânsito. Oito em cada dez entrevistados pela Gigamon afirmaram que essa questão é uma “principais preocupação”. O relatório da Gigamon ainda acrescenta que 93% dos *malwares* historicamente se escondem em dados em movimento. Em um alinhamento com essa percepção, 84% dos CISOs entrevistados disseram que obter visibilidade sobre esse tráfego criptografado é uma prioridade para o próximo ano.
“A cibersegurança moderna consiste em diferenciar entre risco aceitável e inaceitável,” afirmou Chaim Mazal, CSO da Gigamon, no relatório da pesquisa. “Nossa pesquisa mostra onde os CISOs estão estabelecendo essa linha, destacando a importância crítica da visibilidade em todos os dados em movimento para proteger a infraestrutura de nuvem híbrida complexa contra as ameaças emergentes atuais.”
A Nuvem e a Observabilidade das Ameaças Cibernéticas
A observabilidade profunda em ambientes de nuvem híbrida é uma preocupação central para 82% dos CISOs pesquisados. Além disso, 85% deles gostariam de obter visibilidade em nível de pacote e metadados de aplicativos. Os conselhos administrativos também concordam que essa observabilidade profunda é fundamental, com 81% dos CISOs relatando que a infraestrutura de nuvem híbrida será uma prioridade orçamentária em 2025.
“Os CISOs de hoje reconhecem que segurança e observabilidade estão intrinsecamente conectadas,” comentou Stephen Elliott, vice-presidente do grupo de operações de TI, observabilidade e CloudOps na IDC. “A rede fornece uma camada crucial de contexto que pode informar operações de segurança e vice-versa, razão pela qual as equipes de segurança modernas estão aproveitando a inteligência e os insights derivados da rede para entender o impacto real de uma ameaça e priorizar suas respostas adequadamente.”
Otimização de Ferramentas Existentes
Antes de os CISOs começarem a gastar em novas ferramentas, eles planejam tirar o máximo proveito do que já possuem, de acordo com a pesquisa. Três quartos dos CISOs entrevistados relataram estar “sobrecarregados” pelo crescente número de ferramentas e seus alertas. Para melhorar o gerenciamento de dados e infraestrutura de nuvem híbrida, por exemplo, 60% dos CISOs afirmaram que sua principal prioridade para 2025 será consolidar e otimizar as ferramentas existentes nessa área.
Em suma, o cenário da segurança cibernética está em constante evolução, exigindo que os profissionais reajustem suas estratégias e ferramentas para enfrentar as ameaças emergentes com eficácia.
#SegurançaDa Informação, #Cibersegurança, #NuvemHíbrida, #CISOs, #Observabilidade, #Investimentos, #Tecnologia, #Malware