Table of Contents
Hedosophia lidera investimento de $7M em startup de IA para cadeias de suprimentos no varejo
Os varejistas tradicionais enfrentam um problema urgente: estão sendo superados por empresas ágeis como Shein e Temu, que utilizam cadeias de suprimentos integradas e especializadas.
Uma startup baseada em Londres, Ameba, pode ter a solução para este dilema. A empresa afirma ser capaz de processar dados não estruturados nos sistemas de cadeia de suprimentos dos varejistas e integrar inteligência artificial generativa para melhorar a eficiência.
O investimento e o potencial da Ameba
A startup levantou um investimento de $7.1 milhões em uma rodada seed liderada pela firma de capital de risco Hedosophia. Essa firma é conhecida por manter em sigilo as empresas que financia, e o TechCrunch não obteve resposta para um pedido de comentário.
A plataforma da Ameba utiliza IA generativa para ampliar as funcionalidades do software de cadeia de suprimentos existente, permitindo que os varejistas obtenham insights valiosos sobre suas operações globais. A startup garante que pode reduzir a entrada manual de dados em até 30%.
Desafios enfrentados pelos varejistas
Segundo o fundador da Ameba, Cedrik Hoffmann, muitos dados cruciais não são capturados atualmente nas cadeias de suprimentos:
“Muitas vezes, os produtos nas lojas são vendidos pelo custo errado ou estão fora de estoque.”
Ameba se propõe a capturar esses dados não estruturados, unificando as informações derivadas de silos de dados e trazendo-as para um único ponto de acesso.
Tecnologia de IA por trás da Ameba
O cofundador Craig Massie afirma que sua IA utiliza diversos modelos fundamentais:
- Adaptação de algoritmos conforme a tarefa em questão
- Uso de “agentes multi-step” para explorar ontologias e suas conexões
- Análise de comunicações com fornecedores através de e-mails, mensagens de WhatsApp e anexos
Resultados e casos de sucesso
A startup já ajudou a empresa britânica de hardware e iluminação Plank a gerar 140 alertas sobre atrasos críticos em produção e entrega, que poderiam ter passado despercebidos anteriormente.
Experiência da equipe fundadora
Antes de fundar a Ameba, Hoffman atuou como diretor de cadeia de suprimentos e foi cofundador da empresa de e-commerce VALOREO. Massie foi engenheiro na Palantir, trazendo uma significativa experiência técnica à startup.
Participação de outros investidores
Além da Hedosophia, participaram da rodada de funding outras empresas como Visionaries Club, que liderou a rodada de pré-seed da Ameba, e Anamcara Capital.
“Depois de conversar com vários proprietários de cadeias de suprimentos, acreditamos que Cedrik e Craig têm a experiência necessária para criar um negócio disruptivo usando IA, eliminando a fragmentação nas cadeias de suprimentos e desbloqueando uma vantagem competitiva para as marcas.” — Isabella Yamamoto, principal da Visionaries Club
1. #Hedosophia
2. #Ameba
3. #AIstartup
4. #RetailSupplyChain
5. #GenerativeAI
autor original: Mike Butcher
ref:https://techcrunch.com/2024/10/02/hedosophia-leads-7m-seed-round-into-retail-supply-chain-ai-startup-ameba/